-
Arquitetos: Jereb in Budja arhitekti
- Área: 3800 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Blaž Budja
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, Carl Stahl, Covering Chile, Kingspan Insulated Panels, Metaldesign, Milliken, Neko Lighting AG, Piesslinger, RGM, Reckli, Schüco, Sika
À medida que o arquiteto viaja pelas colinas pitorescas da região de Dolenjska, na Eslovênia, sua jornada começa e termina com uma avaliação do presente. As vistas de Zaplaz - um centro de peregrinação acima da cidade de Čatež, são todas emolduradas por formas arredondadas da paisagem montanhosa. Os locais onde as colinas e vales se encontram são acentuados por duas igrejas e três torres. A fábrica, que surgiu na periferia da vila na década de 1980, se destaca como o principal gerador de vida social para toda a área.
Um hall de entrada e administração forma uma espécie de passe-partout para o complexo emergente. Estendendo um convite ao visitante, sua ambição é trazer a estrutura maciça da fábrica em uma escala que o indivíduo ainda perceba como tolerável em relação ao ambiente, construído e natural. A nova extensão da fábrica é totalmente afundada no terreno, com a praça acessível ao público em frente ao showroom ligando a entrada existente a nova, criando assim um campo de transição, onde a estrutura existente é submersa na nova.
O novo edifício é formado pela subtração de volumes. No ponto de contato com o edifício existente, sua fachada predominantemente de concreto se desmaterializa em ripas de aço. A filosofia da empresa do cliente - TEM Čatež, baseia-se no valor das relações interpessoais de qualidade. Portanto, seus proprietários estão comprometidos com a construção de um ambiente que permite o bem-estar holístico do indivíduo e que, por sua vez, é mostrado nas extraordinárias realizações dos negócios. Seu novo ambiente de trabalho mostra como até mesmo uma fábrica de utilitários pode crescer em um ambiente feito em respeito à escala humana.